Grau Comparativo
Serve para comparar a mesma característica entre dois seres, ou duas características no mesmo ser.
De Superioridade: mais (adjetivo) do que...
Ex: João é mais alto (do) que Pedro.
De Igualdade: tão (adjetivo) quanto/como...
Ex: João é tão alto quanto Pedro.
De Inferioridade: menos (adjetivo) do que...
Ex: João é menos alto (do) que Pedro.
Regra de Ouro (Cuidado!):
Nunca use "mais bom" ou "mais grande" para comparar dois seres. Use as formas sintéticas: melhor, pior, maior, menor.
Correto: Este carro é melhor que aquele.
Exceção: Se você comparar duas qualidades no mesmo ser, as formas "mais bom" são permitidas.
Ex: Ele é mais bom do que inteligente. (Aqui está comparando as características dele).
De Superioridade: mais (adjetivo) do que...
Ex: João é mais alto (do) que Pedro.
De Igualdade: tão (adjetivo) quanto/como...
Ex: João é tão alto quanto Pedro.
De Inferioridade: menos (adjetivo) do que...
Ex: João é menos alto (do) que Pedro.
Regra de Ouro (Cuidado!):
Nunca use "mais bom" ou "mais grande" para comparar dois seres. Use as formas sintéticas: melhor, pior, maior, menor.
Correto: Este carro é melhor que aquele.
Exceção: Se você comparar duas qualidades no mesmo ser, as formas "mais bom" são permitidas.
Ex: Ele é mais bom do que inteligente. (Aqui está comparando as características dele).
Grau Superlativo
Serve para elevar a característica ao grau máximo. Ele se divide em:
A) Superlativo Relativo
A característica é destacada em relação a um grupo.
Superioridade: "Ele é o mais esforçado da turma."
Inferioridade: "Ele é o menos esforçado da turma."
B) Superlativo Absoluto
A característica é exagerada por si só, sem comparar com ninguém.
Analítico: Usa um advérbio de intensidade.
Ex: Ele é muito magro.
Sintético: Usa sufixos (terminações). É aqui que o vocabulário fica rico e erudito.
Ex: Ele é macérrimo.
A) Superlativo Relativo
A característica é destacada em relação a um grupo.
Superioridade: "Ele é o mais esforçado da turma."
Inferioridade: "Ele é o menos esforçado da turma."
B) Superlativo Absoluto
A característica é exagerada por si só, sem comparar com ninguém.
Analítico: Usa um advérbio de intensidade.
Ex: Ele é muito magro.
Sintético: Usa sufixos (terminações). É aqui que o vocabulário fica rico e erudito.
Ex: Ele é macérrimo.
Vocabulário Erudito (Superlativos Sintéticos Absolutos)
As provas cobram as formas que vêm do latim, que fogem ao nosso "-íssimo" comum:
| Adjetivo | Forma Comum | Forma Erudita (Foco em Provas) |
| Amável | Amabilíssimo | Amabilíssimo |
| Amargo | Amarguíssimo | Amaríssimo |
| Amigo | Amiguíssimo | Amicíssimo |
| Cruel | Cruelíssimo | Crudelíssimo |
| Difícil | Dificílimo | Dificílimo |
| Doce | Docíssimo | Dulcíssimo |
| Fiel | Fielíssimo | Fidelíssimo |
| Livre | Livríssimo | Libérrimo |
| Magro | Magríssimo | Macérrimo (ou Magérrimo) |
| Negro | Negríssimo | Nigérrimo |
| Pobre | Pobríssimo | Paupérrimo |
| Sábio | Sabiíssimo | Sapientíssimo |
Laboratório de Aplicação Técnica
I. Transforme o superlativo analítico em sintético erudito:
A comida estava muito amarga: ____________________
O rapaz é muito fiel: ____________________
Aquele homem é muito pobre: ____________________
O mestre é muito sábio: ____________________
II. Analise e corrija se necessário:
"Este prédio é mais grande do que aquele."
R: ____________________
"Ele é mais bom do que educado."
R: ____________________
A comida estava muito amarga: ____________________
O rapaz é muito fiel: ____________________
Aquele homem é muito pobre: ____________________
O mestre é muito sábio: ____________________
II. Analise e corrija se necessário:
"Este prédio é mais grande do que aquele."
R: ____________________
"Ele é mais bom do que educado."
R: ____________________
Gabarito Comentado
- Amaríssima.
- Fidelíssimo.
- Paupérrimo.
- Sapientíssimo.
Errado. Comparação entre dois seres pede "maior". (Este prédio é maior do que aquele).
Correto. Comparação entre duas qualidades no mesmo ser permite o uso de "mais bom".
Checklist de Profundidade
- Sei que "amicíssimo" e "paupérrimo" são as formas eruditas de amigo e pobre?
- Entendi a diferença entre o superlativo relativo (em relação a um grupo) e o absoluto (por si só)?
- Lembro que "mais bom" só vale para comparar duas características na mesma pessoa?